Esta sou eu.

Esta é a min­ha história.

Este é o meu percurso.

 

Uma história real, como tan­tas out­ras, mas que mudou quan­do me cruzei com pes­soas que me fiz­er­am ques­tionar os meus objec­tivos e foram deci­si­vas para me ori­en­tar num sen­ti­do mais feliz.

Instabilidade e Autoconhecimento

Sou uma eter­na curiosa e procuro, des­de sem­pre, o meu auto­con­hec­i­men­to. Lem­bro-me de ser ado­les­cente e pen­sar que um dia que­ria falar com um profis­sion­al que me aju­dasse a pen­sar e a con­hecer-me. Que­ria perce­ber a razão dos meus sen­ti­men­tos, crenças e com­por­ta­men­tos. No iní­cio da vida adul­ta per­ante difi­cul­dades de rela­ciona­men­to, finan­ceiras e de saúde recor­ri à psi­coter­apia. Foi um proces­so de auto­con­hec­i­men­to fan­tás­ti­co que me fez agir e aju­dou a ultra­pas­sar os desafios que esta­va a viv­er. No entan­to, a par­tir de deter­mi­na­da altura atin­gi um planal­to e não hou­ve mais evolução.

Zona de conforto

Fiquei na min­ha zona de con­for­to durante muitos anos. Os prin­ci­pais prob­le­mas famil­iares estavam resolvi­dos, tin­ha uma car­reira profis­sion­al de suces­so, tin­ha um bom ambi­ente de tra­bal­ho, com uma boa remu­ner­ação, tin­ha bons e grandes amigos.

Se com­para­sse a min­ha vida nes­sa altura com os momen­tos ante­ri­ores, esta­va bem, esta­va feliz.
Se com­para­sse com o que que­ria viv­er, esta­va longe do que desejava.

Falta de Equilíbrio

Fal­ta­va o equi­líbrio entre todas as áreas da min­ha vida. O tra­bal­ho ape­sar de ser int­elec­tual­mente estim­u­lante tornou-se exces­si­va­mente absorve­dor, pelo exces­so de tra­bal­ho e pelos lim­ites que não criei. Tornei-me worka­holic e tra­bal­hado­ra estu­dante para col­matar o tem­po em que esta­va soz­in­ha. Comia demais para encher o vazio emo­cional que fica­va do fac­to de não ter um rela­ciona­men­to. Comia demais para gerir o stress do tra­bal­ho. A min­ha saúde começou a ficar afe­ta­da pelo exces­so de peso. Todas as áreas da min­ha vida estavam em dese­qui­líbrio: tra­bal­ho, amor, família e saúde.

É tão bom Mudar…

Quan­do tive con­sciên­cia de que me esta­va a encher de coisas que não me acres­cen­tavam e que me deix­avam infe­liz, come­cei a dar pas­sos grad­u­ais para encon­trar o equilíbrio.

Deix­ei de estu­dar à noite e encar­ei a solidão. Hoje vivo bem soz­in­ha e não me sin­to só.

Deix­ei de tra­bal­har ao fim de sem­ana e come­cei a aproveitar o tem­po com ami­gos, para ler, para ir à pra­ia, para via­jar, para faz­er o que gosto.

Com a aju­da de uma Life Coach e nutri­cionista, deix­ei de gerir as min­has emoções com a comi­da e ema­gre­ci 17kg.

Mudanças de Carreira

Ini­ciei a min­ha car­reira como Sociólo­ga. Fiz tra­bal­ho de inves­ti­gação, mas considerei‑o demasi­a­do solitário. Fal­tavam-me as pes­soas. Qua­tro anos depois de ter­mi­nar o cur­so, deci­di mudar de car­reira. Vivi nes­sa altura o con­fli­to inter­no de deixar o cur­so a que me tin­ha ded­i­ca­do durante 10 anos e a ideia de que esta­va a trair os meus pares. Deci­di mudar porque não me real­iza­va profissionalmente.

Voltei aos estu­dos e tornei-me Téc­ni­ca de Segu­rança e Saúde. O tra­bal­ho lev­ou-me até à Qual­i­dade, Ambi­ente e Segu­rança em empre­sas de média e grande dimen­são. Fui muito bem suce­di­da durante 16 anos.

No meu proces­so de mudança pes­soal inter­es­sei-me pelo Coach­ing e pela Pro­gra­mação Neu­ro-lin­guís­ti­ca (PNL) como fer­ra­men­tas de auto­con­hec­i­men­to. No entan­to, encon­trei muito mais que isso. A cer­ta altura pas­sei a ver o Coach­ing como um novo foco profis­sion­al. E aqui começa a min­ha segun­da mudança profis­sion­al. Deci­di mudar para encon­trar o equi­líbrio e a liber­dade que desejo. 

Estou a viv­er esta mudança e todos os desafios que uma mudança trás.

Será um praz­er par­til­har este cam­in­ho consigo.

Já viu os programas que preparei para si?

Formação e Certificações

→ Licen­ciatu­ra em Sociologia

Cer­ti­fi­ca­da pelo ISCTE — Insti­tu­to Supe­ri­or de Ciên­cias do Tra­bal­ho e das Empresas

→ Pós-Grad­u­ação em Segu­rança e Saúde no Trabalho

Cer­ti­fi­ca­da pela Esco­la Supe­ri­or de Tec­nolo­gia do Insti­tu­to Politéc­ni­co de Setúbal

→ Prac­tion­eer em PNL

Cer­ti­fi­ca­da pela lin­ha Grinder na ITANLP — Inter­na­tion­al Train­ers Acad­e­my of Neu­ro Lin­guis­tic Pro­gram­ming, Cer­ti­fi­ca­da  pela IN – Inter­na­tion­al Asso­ci­a­tion of NLP Insti­tutes através da XPAND Pro

→ Com­petên­cias Fun­da­men­tais de Coaching

Cer­ti­fi­ca­da pelo ICI — Inter­na­tion­al Asso­ci­a­tion of Coach­ing Insti­tutes e pela XPAND Pro

→ Com­petên­cias Avançadas de Coaching

Cer­ti­fi­ca­da pelo ICI — Inter­na­tion­al Asso­ci­a­tion of Coach­ing Insti­tutes e pela XPAND Pro

ITANLP — Inter­na­tion­al Train­ers Acad­e­my of Neu­ro Lin­guis­tic Programming

ICI — Inter­na­tion­al Asso­ci­a­tion of Coach­ing Institutes

XPAND

Assistente de PNL Xpand

IN — Inter­na­tion­al Asso­ci­a­tion of NLP Institutes

Share This